No dia 4 de Abril a Rede Abrigo lançou em evento na Câmara dos Vereadores o Observa Abrigo.

O observatório das Políticas de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, que tem como objetivo discutir informações e propor políticas públicas que fortaleçam a garantia dos direitos da infância.

Alguns dos participantes são: Instituto Rede Abrigo, autor da iniciativa; a Comissão Permanente de Direitos da Criança e do Adolescente; o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ); o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI); a Defensoria Pública do Rio de Janeiro; a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio; o Unicef; e a OAB-RJ, além de representantes das Varas da Infância e de outras organizações da sociedade civil.

 

“O primeiro objetivo do Observatório é conseguir fazer com que esses dados conversem e a gente consiga ter uma fotografia geral da situação do acolhimento aqui, no Estado do Rio de Janeiro. Então vamos pegar os dados do Ministério Público, da Secretaria Nacional de Assistência, do Conselho Nacional de Justiça. Colocar juntos numa mesma mesa e pensar, o que é? Essa é a fotografia que a gente tem da política de acolhimento, até para conseguirmos entender melhor o todo e poder saber quais as ações que podemos tomar”

Douglas Lopes, diretor-geral do Instituto Rede Abrigo.

Para conhecer o Observa Abrigo basta acessar https://www.observa.redeabrigo.org/