Por Camila Furtado | Coordenadora de Comunicação da Rede Abrigo

Você já se perguntou como é o dia a dia de um abrigo? Quais os desafios e a realidade diária de lidar com crianças e adolescentes com histórias tão diversas?

No início dessa semana trouxemos uma adolescente para contar com suas palavras como é estar no sistema de acolhimento. Hoje, quem tem voz é a Patrícia.

Patrícia tem 33 anos e é psicóloga no Educar para Amanhã, um dos abrigos que a Rede Abrigo atua no Rio de Janeiro. Patrícia entrou no abrigo como educadora, passou pela a área administrativa e cursou a faculdade de psicologia enquanto trabalhava no Educar. Formada e com diploma em mãos, Patrícia então se torna a psicóloga da casa. Já são 12 anos trabalhando e construindo com o Educar para o Amanhã.

E é ela, com toda sua experiência no sistema de acolhimento, que contará um pouco mais de como é sua rotina.

Olá, Rede Abrigo.

Meu nome é Patrícia e atualmente trabalho como psicóloga no abrigo Educar para o Amanhã no Rio de Janeiro.

Meu trabalho na instituição é promover saúde psíquica para as crianças e adolescentes que estão acolhidos conosco. Também encaminhamos e acompanhamos os atendimentos tanto internos quanto externos dos acolhidos. É promover dinâmicas, visitas domiciliares na casa das famílias e propiciar o retorno da criança para casa sempre que possível.

Meu maior sentimento de alegria é quando conseguimos fazer com que uma criança ou adolescente retorne para o seio familiar. E caso não seja possível o retorno, e ela fique no acolhimento, é construir junto com a equipe a sua porta de saída. E trilhar seu caminho para a vida adulta.

O Educar infelizmente está localizado em uma área distante do centro da cidade. Por isso, nossas maiores dificuldades estão relacionadas à distância e locomoção. Nossa instituição fica localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Cruz. A distância dificulta com que algumas ações que tentamos para nossos adolescentes sejam realizadas. É mais difícil conseguir um trabalho, um jovem aprendiz, um curso. Mas isso não nos desmotiva e seguiremos tentando sempre.

Gostaria de agradecer à Rede Abrigo pela oportunidade e pela parceria com o Educar para o Amanhã. Vocês são parceiros que sabemos que podemos contar no enfrentamento dessa batalha diária que é a melhoria do acolhimento no Rio de Janeiro.